sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Restauração e Customização - Criado mudo pés palito

DSCN1469

 

Olá!

 

Momento revelação de segredos!!!

Mentira, não tem segredo nenhum, segredo é amar e ter prazer em fazer só isso… ah e ouvir uma boa música pra inspirar e cantar bem alto enquanto faz o trabalho ahahha coitado dos vizinhos! Mas no final o resultado é ótimo, podem experimentar!

 

Bom, como já havia colocado aqui, iniciei semana passada a restauração e a customização de um criado mudo pés palito, mais ou menos década de 50, que achei no Antiquário Casa Azul, em Campinas.

 

DSCN1461DSCN1462

DSCN1467DSCN1463DSCN1465

 

Já era lindo! Amor à primeira vista! Gosto muito do mobiliário dessa época!

 

Geralmente, restauro e customizo para vender rs, mas esse não vou conseguir!!! Então a primeira coisa foi definir em que ambiente ele iria ficar… na sala, pronto.

Então pensando em toda a composição da sala, escolhi a cor amarelo gema, mas a principio não sabia onde, como, o que fazer rs… é quase sempre assim rsrs!

 

DSCN1473Vamos lá… lista de materiais:

 

1 lata removedor gel

1 lata massa acrílica

1 lata tinta branca latex

1 lata tinta amarela

1 lata verniz

1 rolinho macio

1 trincha larga

1 espátula pequena

Lixa n.º 60

 

Primeiro Passo: Tirar o Passado do móvel! Retirar tinta antiga, verniz…

A primeira coisa quando voce começa a trabalhar em um móvel antigo, é tirar todo o passado dele, quando voce pega um, sabe lá quantas camadas de verniz, tinta velha voce vai encontrar, décadas e décadas…

Então, a primeira coisa, com um pano, limpei e tirei todo o pó do móvel, depois desmontei ele, retirei a gaveta, tentei retirar os pés, seria o ideal, mas sei la com o que eles colaram esses pés, foi impossível!!

Depois apliquei uma camada generosa de removedor em gel, aqui usei a marcar Maxxi Rubber, mas gosto mesmo de usar o da marca Anjo.

Cuidado no manuseio desse produto, principalmente se voce for uma gansa como eu, é super tóxico, tem cheiro forte, use em local aberto, ao ar livre, esse negócio cai na pele queima até a alma, e eu fui chamar a atenção do meu filho que estava destruíndo a casa enquanto tava aplicando o removedor no móvel, e não sei como caiu no meu olho, achei que ia morrer!! kk Então, não se esqueçam, usem luvas, máscara, óculos protetor, e etc..!!!

Depois de 15 minutos, vai estufar a tinta velha, vai até fazer bolhas, ai com uma espátula, voce retira o produto do móvel, raspando a camada de verniz/tinta… precisei aplicar 3 vezes, até chegar na madeira.

 

DSCN1479DSCN1486

 

Segundo Passo: Lixar!

Usei uma lixa n.º 60 para retirar o que ficou de tinta, até deixar todo o móvel na madeira original, bem uniforme.

 

Terceiro Passo: Nivelar e Corrigir imperfeições!

Aqui, percebi que tinha vários buraquinhos, trinquinhas, imperfeições na madeira, passei massa acrílica, com a espátula, no móvel inteiro, esperei secar, secar bem, demora algumas horinhas, espere, tenha paciência, será o resultado de um bom trabalho no final, voce vai ver… bom, depois lixei, para deixar tudo bem lisinho, no mesmo nível, perfeitinho.

 

DSCN1491DSCN1536

 

Quarto Passo: Dar fundo!

Adorei a cor natural da madeira, então decidi deixar os pés na madeira mesmo e pintar só a parte de cima e a gaveta.

Primeiro passei uma demão de tinta latex branca, para dar fundo, usei uma da Coral que já tinha aqui em casa, para depois passar a cor escolhida, a amarela.

 

DSCN1565

 

Quinto Passo: Pintar!

Usei a tinta acrílica Sunflower SW 6678 da Sherwin Williams, e com um rolinho macio, pintei toda a parte de cima, fundo, gaveta, tudo, nada de pensar “ah não vou pintar aqui por que ninguém vai ver” hora de trabalhar a ansiedade rsrs … afinal voce quer valorizar um móvel, vamos exercitar o perfeccionismo… agradeço nessas horas ser virginiana!

Dá uma demão, espera secar, da outra… demora umas 4 horas para secar direitinho cada demão.

Aqui, para ficar bem uniforme a tinta, foram 3 demãos.

 

Sexto Passo: Verniz!

Apliquei verniz acetinado, tanto nos pés, quanto aonde pintei de amarelo, verniz demora um pouquinho mais para secar, vai ai um dia, ou até mais.

 

DSCN1672

DSCN1674

DSCN1676

DSCN1677

 

Pronto, eu amo fazer isso! Dá uma emoção quando termina, é verdade sou muito dramática rs, mas eu me emociono mesmo rsrs…

 

DSCN1462DSCN1479DSCN1486DSCN1536DSCN1565DSCN1671

 

ANTES & DEPOIS!

 

Reforma criado mudo pé palito

 

Espero que tenham gostado, e espero ter motivado alguém a fazer o mesmo com algum móvel que tenha em casa, da vovó, ou até de um antiquário! Vale muito a pena…

Gratificante e uma forma de terapia também

 

Grande abraço à todos,

Fernanda Guizi

Um comentário: