Espaços integrados e amplos suavizam rotina de trabalho.
O rojeto da administradora de fundos Spinnaker explora as possibilidades da baixa densidade de ocupação. Henrique Reinach e Maurício Mendonça estabeleceram uma setorização, separando as áreas operacionais daquelas destinadas a reuniões com clientes. A integração visual marca o conjunto: os poucos elementos divisórios empregam panos de vidro para preservar a transparência e a luminosidade.
O projeto tirou partido do desenho da planta, quase um quadrado, e estabeleceu uma organização espacial que divide o conjunto em dois setores com acessos distintos.
À esquerda do balcão da recepção, concentram-se as salas de reuniões - a maior delas com avançados recursos para teleconferências -, uma pequena área para ginástica, com equipamentos, sala de massagem e ducha. Há também uma copa exclusiva, utilizada quando as reuniões invadem o horário do almoço. A outra metade é ocupada pelas equipes operacionais, privilegiadas pela ampla sala de convivência, que funciona como espaço de estar e para refeições. Duas saletas de reuniões marcam o limite entre os dois setores e podem ser utilizadas por ambos, esclarece Maurício Mendonça.
Apesar da clara setorização, o conjunto é visualmente integrado. A maioria das divisões é feita por portas ou painéis de vidro e tem função acústica. Esse recurso unifica o espaço e permite aproveitar ao máximo a farta luminosidade natural que incide através de três das quatro faces do prédio. Somente entre as salas de reuniões foram utilizadas paredes de gesso, sempre com o cuidado de vedar os vãos acima do forro, para garantir a privacidade. Nesses ambientes, o fechamento frontal emprega vidro serigrafado.
A reorganização dos espaços incluiu o agrupamento dos sanitários masculinos, antes espalhados pela área operacional. Como são poucas as mulheres na empresa, há apenas um banheiro exclusivo para elas - no entanto, o ambiente é mais amplo e confortável, complementado por ante-sala. Um sanitário junto da copa e da sala de convivência foi desativado e transformado em despensa. O projeto destacou o centro de processamanto de dados (CPD), instalação que os clientes gostam de conhecer, uma vez que o sucesso das transações depende da rapidez na transmissão das informações.
A recepção e a circulação em U são caracterizadas pelo elegante soalho em madeira cumaru. Nas áreas de trabalho, o piso de carpete cria uma ambientação mais confortável. O escritório dispensa hierarquia no mobiliário e apresenta diversos itens desenhados pelos arquitetos, tais como as bancadas nas salas de reuniões, os móveis dispostos nas circulações e a estante da biblioteca. Alguns aparelhos de TV permitem acompanhar o noticiário e o movimento das bolsas de outros países.
Texto resumido a partir de reportagemde Nanci CorbioliPublicada originalmente em PROJETODESIGNEdição 339 Maio de 2008A principal sala de reuniões dispõe de recursos avançados para teleconferências
Uma das salas de reuniões conta com área de estar
Vista da galeria de circulação para a área operacional
Uma das pequenas salas de reuniões que atendem aos dois setores em que se dividiu o escritório
A principal sala de reuniões dispõe de recursos avançadospara teleconferências
Vista do setor administrativo para as áreas operacionais
A iluminação combina focos de luz direta e indireta. Atrás da divisória de vidro funciona o setor administrativo.
A recepção, vista do hall do elevador.
A área de convivência funciona como sala de estar e de refeições para as equipes.
O painel de vidro azul, com a parte superior transparente, separa a recepção da circulação.
A área de convivência funciona como sala de estar e de refeições para as equipes.
Os diferentes revestimentos do piso identificam as áreas de circulação e de trabalho.
Henrique Reinach e Maurício Mendonça formaram-se em 1980 na FAU/USP e trabalham juntos desde 1987 no escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados. Em 1999 foram convidados a participar da exposição Brazil Still Builds, da Architectural Association, em Londres. Desde 2001 estão instalados em prédio próprio, cujo projeto foi premiado pelo IAB/SP em 2002. Receberam ainda prêmios da Asbea e da Bienal de Brasília, entre outrosFonte: ARCOweb.com.br