Em resposta à tantos pedidos, vou fazer uma postagem especial sobre os móveis clássicos, um pouco da história de cada designer, enfim, quero passar um conteúdo de pesquisa legal para vocês, para quem gosta, para quem está começando a estudar design é um tema super legal, indispensável!… Eu particularmente adoro, comecei à pouco minha coleção de miniaturas de mobiliário clássico…. na sequência, faço uma postagem sobre esse tema também “colecionadores”…
Abração à todos que acompanham o blog, enviam e-mails!!!
Beijos
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Arne Jacobsen
Nasceu em Copenhagen, e se destacou como arquiteto, decorador, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Inicialmente recebeu formação de pedreiro.
Formou-se arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também lecionou a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir de então abre seu próprio atelier em que trabalharia até a sua morte.
Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornou uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo.Na área da arquitetura, os seu projetos mais conhecidos são o St Catherine's College, Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhaguen para onde desenhou a cadeira Egg, em 1957.
Charles & Ray Eames
Charles Eames (1907-1978), nasceu em Saint-Louis, EUA, estudou arquitetura na Washington University. Em 1936 ganha uma bolsa para a Cranbrook Academy of Arts, onde foi contemporâneo de Harry Bertoia e Eero Saarinen. Ali, em 1940, conheceu Ray Kaiser (1912-1989), californiana, artista plástica por formação, que mais tarde se tornaria sua esposa, e que freqüentava o curso de tecelagem, na época já artista conhecida, enquanto C.Eames dirigia o departamento de Design Industrial.
Entre 39 e 40 C.Eames trabalhou no atelier de Eliel Saarinen, com quem ganha em 1940 o concurso do MoMA, Organic Design in Home Furnishings.. A guerra, e sua contratação pela Marinha para o desenvolvimento do projeto de talas e macas permitiu aos Eames o desenvolvimento de ampla pesquisa na moldagem de contra placados.
Em 1946, já era consagrado e foi objeto da primeira retrospectiva pessoal dedicada a um só design no MoMA., onde ainda, dois anos depois, em 1948, ganharia também o concurso internacional, Competition for Low-Cost Furniture Design, com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série...
Ainda com sua mulher, criou vários móveis para a Herman Miller, na década de 50. como poltrona ao lado, de 1956, baseada num protótipo exibido no concurso Organic Design in Home Furniture.
Apoio de pé Charles & Eames
Eero Saarinen
Eero Saarinen (1910-1961) nasceu em Helsinki.Filho do famoso arquiteto finlandês Eliel Saarinen, e emigrou para os Estados Unidos em 1923 tendo estudado arquitetura em Yale, e após um curto período na Europa, em 1935 passou a lecionar na Cambrook Academy of Art, da qual seu pai foi o primeiro presidente.
Em 1937 iniciou um sociedade com Charles Eanes, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA.
Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1947-1948), e a coleção Pedestal, com a famosa cadeira Tulipa (1955-1956)
Eileen Gray
Eileen Gray (1878-1976), nasceu na Irlanda.
De uma rica família de artistas, sua formação começou na Slade School of Fine Arts, 1989. Nos anos seguintes estudou desenho com Colarossi e Julian, em Paris. Forma-se na arte da laca com o mestre japonês Sugawara.
A partir de 1919 começa a trabalhar com decoração e design de móveis, e em 1922 se liga ao grupo De Stijil. Em 1923, uma peça de sua autoria, o toucador Monte Carlo, é muito elogiado por Walter Gropius, então na direção da Bauhaus e J.J.Out. A partir de 1926 trabalha como arquiteta e apresenta seus trabalhos no pavilão Temps Nouveaux de Le Corbusier, em 1937.
Florence Knoll
Hans Knoll (1914-1955) nasceu na Alemanha, filho de um inventor-fabricante de mobiliário moderno. Em 1938, mudou-se para os EUA com as mesmas aspirações de seu pai e abriu “os associados” de Hans G. Knoll Furniture em um escritório minúsculo de New York. Em 1946, casou-se com Florence (Schust) Knoll (1917 -), uma arquiteta nascida em Michigan que trabalha com ele como projetista e designer de interiores. Estudou na Academy Art, an association architectural de Cranbroook, em Londres e também no instituto Illinois de tecnologia, onde foi estudante de Mies Van der Rohe. Após formar-se, trabalhou nos escritórios de arquitetura, em Cambridge, Massachusetts, de Walter Gropius e de Marcel Breuer. Então, surgiu a parceria com Hans, como um arquiteto e um designer com experiência e contatos consideráveis. Em 1946, mudaram o nome da companhia e começaram a executar a estrutura que lhes faria um das companhias mais importantes e mais influentes da segunda metade do século XX.
Decidiu-se que a Knoll focaria especificamente no projeto moderno, mas adicionou-se a esta a filosofia de Bauhaus, ou seja, que fariam exclusivamente os produtos que tivessem excelência no projeto, inovação tecnológica e em produção maciça. Também adotaram a política de creditar e de pagar royalties aos designers, uma prática que demonstrava o nível de elevado respeito e de inter-relacionamentos. Muitos dos designers que trabalharam com eles eram amigos e colegas, como Harry Bertoia e Eero Saarinen que Florence conheceu em Cranbrook. Um especialista adquiriu os direitos de produção da popular linha "Barcelona" de Mies, seu professor que a ensinara a criar, viabilizar e expandir fora do mercado americano, para o estilo internacional.Em 1945, ela inovou com sua opinião de que se "o projeto é bom, o negócio é bom" criando os interiores para os edifícios da Knoll e controlando a imagem de companhia. Em 1947, a divisão de têxteis, sob sua orientação, emergiu de sua frustração em tentar encontrar o material, estampas e texturas apropriados para os mobiliários produzidos. Também foi diretora de desenvolvimento de projetos de móveis, projetou um sem-número de showrooms e planejou entradas para exposições, como em 1949 "uma exibição para a vida moderna" em Detroit. Projetou móveis para a Knoll durante muitos anos e também exibiu seu próprio trabalho no MoMA. Morreu em um acidente de carro em 1955 que fez de Florence a presidente. Em 1960, cedeu sua posição e passou a seu consultora, deixando a companhia completamente em 1965.
Poltrona FK alta 2 lugares botonê
George Nelson
George Nelson (1908-1986) foi pensador, escritor, organizador e designer, comandando, trazendo e difundindo uma revolução no mercado mobiliário, de como usar pouco espaç e mesmo assim melhorando a vida moderna.
No catálogo, de 1952, de Herman Moleiro, escreveu que as partes exibidas devem ser "uma coleção permanente... no sentido que não estará desfeito para cada mercado ou para cada ' tendência nova.'".
Como quase cada design e projeto tornou-se um ícone popular para o olhar desse período e está ainda se mostrando assim hoje, torna-se claro que Nelson conseguiu seu objetivo.
Nascido em Connecticut, estudou arquitetura em Yale, formando-se em 1931. Em 1932, foi para Roma e percorreu a Europa por muitos anos, acompanhando o estilo internacional como Le Corbusier e Walter Gropius. Já de volta aos EUA começou a escrever e rapidamente tornou-se editor-associado do Forum Architectural (1935-1943) e, posteriormente, editor-consultor (1944-1949). Seus escritos tratavam de problemas relevantes de projetos de casas menores e das mudanças em escritórios, que buscavam adotar alguns atributos casuais. Publicou um sem-número de livros.
Nos anos 40, tornou-se diretor de projetos na Herman Moleiro Companhia. Seu efeito na companhia era extraordinário. Seu olho aguçado para projetos modernos o conduziu a Charles Eames e Isamu Noguchi. Os catálogos que criou para a companhia tiveram um impacto imensuravelmente positivo e durável em sua imagem pública e em sua introdução de uma filosofia unificada da companhia – incluindo slogans simples como "o produto deve ser honesto," e "o que você faz é importante".
Durante este período, desenvolveu também objetos e mobiliários que contribuíram à inovação, mesmo que não fossem todos produzidos pela companhia. Projetou também os showrooms da companhia em Chicago, em New York e em Washington. Trabalhou como designer de exposições em diversos projetos.
Harry Bertoia
Harry Bertoia (1915-1978) nasceu em Udine, Itália, emigrou com a família para os EUA em 1930. Formou-se na Cass Technical Hight School de Detroit em 1936.
De 37 a 39 foi bolsista na Cranbrook Academy of Arts, onde ensinou de 39 a 43 sendo seus colegas de trabalho Eero Saarien e Charles Eames, com quem viria a trabalhar nos anos seguintes. Em 1950 desenhou a linha de cadeiras em fio metálico para a Knool International, que tiveram tão grande sucesso comercial que permitiram que se dedicasse à sua carreira de escultor.
Apresentamos aqui o modelo para o Home Design 3D da poltrona Diamond, e cadeira modelo 420, desenvolvidos com o Cad 3D. Note-se que estes modelos são bastante complexos para este aplicativo e portanto foram feitas muitas simplificações, de modo a se ter um modelo com um arquivo de tamanho compatível.
Cadeira Bertóia Girafa e apoio para pés
Isamu Noguchi
Los Angeles,EUA,aprendeu marcenaria no Japão em 1917 e posteriormente estudou na Columbia University, NY, entre 1921 e 22. Posteriormente viria a trabalhar em Paris como assistente do escultor Constantin Brancusi. A partir de 1932 viveu em Nova Iorque, onde trabalhou principalmente como escultor, e em menor escala como designer com vários móveis para a Knool e Herman Miller.
A clássica mesa de café foi criada em 1944. O design simples consiste de somente três elementos, o tampo de vidro e as duas peças interligadas em madeira, que servem de base. Esta mesa apresenta extraordinária harmonia da forma e função, e realça a formação de escultor de Noguchi. ë fabricada até hoje pela Herman Miller.
Mesa I Noguchi alta aramada redonda cristal
Mesa I Noguchi alta aramada redonda
Jorge Ferrari
Jorge Ferrari HARDOY nasceu em Buenos Aires em 1914. Ele recebeu seu diploma de licenciatura em arquitetura da Universidade de Buenos Aires em 1939. Ele tinha vivido no ano anterior, em Paris, onde trabalhou com Le Corbusier na elaboração do "Plano Diretor para Buenos Aires." Ele é provavelmente mais conhecido internacionalmente por sua cadeira Bkf, projetado em conjunto com Juan Kurchan e Antonio Bonet, em 1939. Ferrari-HARDOY permaneceu como criador, arquiteto e planejador da cidade até a sua morte.
Le Corbusier
Le Corbusier (1887 - 1965), Charles-Èdouard Jeanneret,embora tenha trabalhado muito na França, nasceu na Suíssa. ë um dos mais importantes arquitetos e designer do século XX. Participou da exposição de Paris de 1925, onde apresentou seu mobiliário moderno no Pavillion de LÉspirt Nouveau, juntamente com Thonet. A partir de 1926 passou a desenhar móveis com Pierre Jeanneret, seu irmão e com Charlotte Perriant.Os primeiros projetos em tubo de aço de Le Corbusier apareceram em 1928 e eram chamadas por ele de equipamento de habitação.
Marcel Breuer
um pioneiro do design e da arquitetura moderna, constantemente mudou e rompeu com as regras da era Bauhaus . Entre suas realizações na área de arquitetura está a criação do protótipo do aranha-céu residencial. Sua inventividade no design de móveis resultou em seus conhecidos trabalhos com tubos metálicos, e entre eles a conhecida poltrona Wassily, criada para a residência do pintor Wassily Kandinsky, embora tenha encerrado o desenho de mobiliário no final dos anos 30.
Após a segunda guerra fixou-se nos Estados Unidos, juntamente com outros alemães famosos como Gropius e Mies Van de Rohe, dedicando-se a arquitetura, tendo lecionado em Harvard e fundado em New York a Marcel Breuer and Associates.
Seu estúdio de arquitetura foi responsável por uma quantidade apreciável de projetos em solo americano , entre eles o Whitney Museum of American Art em New York. Sua residência particular, em Conecticut, foi colocada a venda recentemente por cerca de 1,2 milhões de dólares.
Marco Zanuso
Foi um dos designers italianos, de Milão, que deram forma à idéia internacional "do projeto bom" nos anos pós-guerra. Formado em arquitetura no Instituto Politécnico de Milão, abriu seu próprio escritório de projetos, em 1945. Do começo de sua carreira, em Domus, onde serviu como editor de 1947-49 e em Casabella onde foi editor de 1952-56, ajudou a estabelecer as teorias e os ideais do projeto do movimento moderno. Como professor de arquitetura, projeto e planejamento de cidades, no Instituto Politécnico, dos anos 40 até os 80, e como um dos membros fundadores do ADI, nos anos 50, teve também uma influência distinta sobre a geração seguinte dos projetos que saíram da Itália.
A parte principal de sua carreira destaca-se nas pesquisas e experiências com metal curvado em mobiliários luxuosos, até os projetos industrializados de plásticos polidos. A cada fase de seu trabalho, abria mercado para diferentes materiais. Um de seus destaques foi a participação no concurso de mobiliário de Baixo-Custo patrocinado pelo MoMA, em 1948. A Pirelli, em 1948, abriu uma divisão nova, Arflex, para projetos específicos. Zanuso estava na comissão para produzir seus primeiros modelos. Também buscava um material novo, "se poderia revolucionar não somente o sistema de soldagem mas também a estrutura de manufatura e o potencial formal... nossos protótipos adquiriram contornos visualmente emocionantes e novos... com padrões industriais que eram previamente inimagináveis."
Desde então, como designer, se dirigiu ao problema do relacionamento entre o arquiteto e o fabricante, entre o projeto e a experiência, entre a função do produto e os formulários ou os materiais frescos.
Diversas de suas obras estão expostas no museu de New York da arte moderna.
Desde 1979, é professor de projeto industrial na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. E desde 1981 também é presidente do Departamento de Planejamento e de Produção.
Tem trabalhado para Zanotta desde 1969.
Mies Van Der Rohe
Arquiteto nascido em Aachen, Alemanha.
Como arquiteto e designer em Berlim, influenciou a arquitetura moderna.
Com designs inovadores para móveis tubulares de aço, como a ¨cadeira¨ Barcelona (1929) e arranha-céus de aço e vidro. Dirigiu a Bauhaus, em Dessau (1930-33), a qual fechou após ameaças nazistas.
Apesar de ele ter construído apenas dezenove prédios, ele já era internacionalmente famoso quando foi para os EUA (1937), onde fundou e dirigiu o Departamento de Arquitetura do Instituto Armour, Chicago (posteriormente Instituto de Illinois de Tecnologia) (1938-58) e planejou o plano mestre do Instituto e alguns prédios no Campus.
Ele celebrou a tecnologia contemporânea e diversos materiais e, sob sua influência, a construção de arranha-céus mudando da alvenaria para metal e vidro. Segundo seu credo ¨Menos é mais¨ seus prédios eram caracterizados pelo designs simples e acessíveis, destituídos de ornamentos e eram compostos mais de espaços livres do que construções.
Um dos fundadores do estilo internacional, sua influência na arquitetura do século XX não pode ser menosprezada.
Seu impactante e singelo Pavilhão Alemão na Exposição Internacional de Barcelona (1929) cristalizaram a aceitação pública para a arquitetura moderna. Seus prédios incluem os apartamentos de vidro da Lake Shore Drive em Chicago (1948-51), o Edifício da Seagran em New York (1956-58, em conjunto com Philip Johnson), e o Museu de Belas Artes, em Houston (1958-73).
Pierre Paulin
Um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX.
Em 1952, os primeiros designers chamaram a atenção da Empresa Thonet, através da qual ele descobriu e otimizou novos materiais à maneira dos designers americanos Eames, Saarinen e Bertoia.
Somente em 1956, após aceitar o convite de Harry Wagemans para juntar-se a Artfort, que achou os meios e suportes necessários para realizar a produção de seus designs.
Suas produções inovadoras anteciparam as revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam.
No final dos anos 60, beneficiou-se de uma colaboração interna dos talentosos e inventivos artesãos do novo Atelier de Pesquisa e Criação da ¨Le Mobillier National¨, a qual coincidiu com a restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, e a restauração do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou na Elysée ,e posteriormente, a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Mitterand em 1983.
Apesar de estas prestigiosas empreitadas terem contribuído para sua fama, outros designs permitiram ao público descobrir o conforto da vida moderna.
O homem do futuro, Paulin disseminou em seu trajeto, objetos poéticos que estavam à frente de seu tempo e sua redescoberta mais de trinta anos depois, inspirou admiração.
Poul Kjaerholm
Projetou mobiliários modernos funcionais que foram elogiados por suas linhas limpas, suaves e elegantes. Estudou na Escola de Artes e Ofícios, em Copenhaga, onde lecionaria mais tarde, de 1952-56. Foi consultor e professor do Departamento de móveis e projetos de interiores na Academy of Art de 1957-76. Embora fosse, originalmente, um marceneiro, foi um propulsor da produção industrial, e se diferenciou, assim, de seus comtemporâneos dinamarqueses, por causa do uso excessivo do aço ao invés da madeira tradicional, embora, muitos de seus projetos de assentos fossem em materiais naturais como a lona, o couro e a corda.
Sempre foi inspirado pelo projeto de Bauhaus e evoluiu, mais tarde, no "PK popular 22". Durante todo os anos 50, projetou diversas outras versões, até que em couro, obteve a elegância que lhe deu renome internacional.
É conhecido também pela PK 41
Uma de suas últimas obras foi, em 1976, a "cadeira de Louisiana" para o Museu de Louisiana de Arte Moderna, perto de Copenhagen.
Trabalhou, principalmente, para a Fritz Hansen e a E. Kold Christensen Ltd. Ao contrário de muitos outros designers dinamarqueses do período, seu trabalho apareceu muito pouco nas exposições de Copenhagen porque estava trabalhando com materiais mais novos e não com madeira. Embora mantivesse um relacionamento próximo com madeiras naturais e processos tradicionais, seu trabalho foi engrenado mais para a produção maciça e o movimento moderno. Recebeu o prêmio de Lunning em 1958 e trabalhou como designer de exposições na Dinamarca e no exterior.
Cadeira PK9 Bar Girat. Alum. C/Apôio Pé
Roberto Barbieri
Roberto Barbieri nasceu em Milão em 1942. Formou-se arquiteto na “ Milan Polytechnic”.
De 1970 a 1975 ele participou de uma série de exposições de mobiliários e espaços de convivência organizados pela “University, Triennale di Milano” e outras associações de mobiliários.
Desde 1980 ele tem trabalhado com arquitetura, design e também ministrado aulas.
Como designer trabalhou em muitas companhias: Mobileffe, Esamobili, Moroso e Lema.
Nos últimos 10 anos está trabalhando com a Zanotta.