terça-feira, 11 de maio de 2010

Apartamento de 45 m² com tudo arrumado

Opa, mais uma matéria bacana na edição de maio da “Minha Casa”

Você que fala “não cabe nada no meu apartamento” … da uma olhada nessas dicas!

Para dar uma olhada na matéria clique aqui!

A planta do apartamento de 45 m², em São Bernardo do Campo, SP, reúne o essencial para uma família com dois filhos. E a arquiteta Raquel Teruko Maruiti, da construtora MRV, deixou o apartamento decorado ainda mais confortável: abriu a cozinha para a área social e revestiu trechos de paredes de espelho. Também escolheu móveis compactos – como a mesa de vidro da sala de jantar – e colocou um beliche no quarto das crianças, onde coube até uma escrivaninha embutida. Nesta reportagem, estão os preços dos móveis e acessórios escolhidos para cá. E, ao longo da galeria de imagens, uma surpresa: damos sugestões de peças mais baratas que você poderia trocar na decoração, sem perder o charme. Com nossas sugestões, você gastaria R$ 500 a menos. São reportagens assim, inspiradoras, que você encontra no nosso canal apartamentos pequenos.

Texto Cecilia Arbolave
Reportagem Visual Rose Santos
Fotos Marcos Lima

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O tapete quadriculado de couro tem 1,50 x 2 m (Tok & Stok, R$ 888). Ele combina com os objetos lisos e chama a atenção. Ao escolher o seu, leve as medidas da sala e lembre-se de que o ideal é que os móveis fiquem inteiramente sobre o tapete. TVs fininhas, como as de plasma e LCD, poupam espaço ao serem fi xadas na parede – aqui, a base é um painel de MDF branco, com dois nichos. Ele mede 1,20 m de largura e 30 cm de profundidade (incluindo o painel, tem 1,50 m de altura) e foi feito pela Favorita (10 x R$ 90). O aparador fica só para o aparelho de DVD, vasos e porta-retratos. Aproveite a dica: racks suspensos simplificam a limpeza do chão. A cortina é de xantungue, cada folha tem 1,20 x 2,30 m (Tok & Stok, R$ 354 o par). As almofadas tem capa com desenho bordado e tecido aveludado (só a branca é de poliéster). Todas da Tok & Stok (R$ 39,90 (lisa), R$ 19,90 (bordada), R$ 5,90 (enchimento). E o Sofá de couro, modelo Bull de três lugares tem 2,10 x 0,82 e pés cromados. Também da Tok & Stok (R$ 2 998). Mas, na próxima foto, você vê uma sugestão de sofá um pouco mais em conta.

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Se você gostou do sofá preto da foto da sala, mas ainda não pode investir num modelo igual, nossa sugestão é esse revestido de couro Vinílico. O Bolton é reclinável e mede 2,60 x 0,86 m. Da LojasKD.com.br, 12 x R$ 97,38. A economia de R$ 1 830 no sofá se deve ao material. O revestimento vinílico imita couro, enquanto o original é de couro legítimo. E atente sempre para as medidas, pois, embora os dois modelos sejam de três lugares, este é maior.

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Com apenas meia-parede entre sala e cozinha, ganhou-se uma bancada, prática na hora de servir as refeições. Mas atenção: os dois ambientes devem ter o mesmo estilo. A decoração em preto e branco não sai de moda. Só tome cuidado para não exagerar no preto, pois o visual pode ficar sobrecarregado. Prefira revestimentos claros e alguns móveis escuros, a exemplo do sofá de couro e da mesa de jantar destas fotos. Repare na luz embutida: Os 11 spots (220 v) niquelados da Bronzeart criam uma iluminação suave e indireta. (Itaipu, R$ 20,57 cada um).

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No banheiro, o porta-toalha tem desenho simples e acabamento cromado. (Tok & Stok, R$ 118) Da mesma loja, o kit de higiene Inclui quatro potes de cerâmica branca esmaltada (R$ 129). O espelho fixado acima da bancada mede 1,16 x 0,63 m. (Vidroshow, R$ 140).

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Os armários da cozinha são cinco Módulos superiores e há um gabinete sob a pia (Favorita, 10 x R$ 530). O fogão é modelo Classe Inox, da Dako. Ttem quatro bocas, iluminação interna e acendimento automático (PontoFrio.com, 12 x R$ 54,08).

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1. Mesa espaçosa: Tem quatro lugares, mas basta afastá-la da parede para acomodar mais dois convidados.
2. Lavanderia: O espaço mede apenas 1,20 x 1,60 m, o suficiente para ter tanque e lavadora lado a lado. A dica é usar uma divisória de vidro para isolar a área da cozinha.
3. Beliche Com esse modelo de cama, você ganha centímetros preciosos no quarto das crianças. Assim pode colocar armário e montar um cantinho de estudo.

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A cozinha tem refrigerador Armazena 349 litros e mede 1,82 x 0,59 m, com 62 cm de profundidade. Da Dako (PontoFrio.com, 12 x R$ 104,92). O micro-ondas da Dako, tem 18 litros de capacidade e oito seleções rápidas (MagazineLuiza.com, 4 x R$ 54,75). O depurador da Dako mede 60 cm e tem filtro metálico lavável (Americanas.com, 12 x R$ 29,23). Em primeiro plano, está a mesa de jantar com tampo de vidro preto sobre cavaletes de tubo de aço quadrado – ela mede 1,60 x 0,75 m e é da Tok & Stok (R$ 1 049). E as cadeiras de acrílico transparete, da mesma loja, não pesam no ambiente (R$ 642 cada). Nas próximas fotos, você confere nossas sugestões de móveis e eletrodomésticos mais em conta (que poderiam estar aqui nesse ambiente). A uminária estampada cinza tem 35 cm de diâmetro (Tok & Stok, R$ 88) e o jogo de pratos, taças, talheres e guardanapos é para quatro pessoas (Tok & Stok, R$ 508).

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Se você gostou da mesa e das cadeiras da cozinha, mas precisa gastar menos, seguem sugestões que não farão o efeito da decoração se perder: mesa de jantar (3 x R$ 147,36) Carraro Raquel. Ela tem base de tubos de aço cromado e tampo de vidro de 1,60 x 0,90 m. Na Ponto Frio, por 10 x R$ 39,99. Cadeiras com estrutura de tubos de aço cromado e assento estofado de courino. Na Ponto Frio, R$ 80 cada.

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Mais uma opção de cadeira que pode baratear essa decoração. Ela é de acrílico e tem o mesmo design arrojado. Está disponível em diversas cores. Casas Jamal, por 3 x R$ 147,36.

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A peça-chave deste quarto de 2,40 x 3 m é o beliche com camas desalinhadas. Cada cama mede 2 x 0,85 m, e a escrivaninha embutida soma 1,50 x 0,56 m. Inclui a escada. Da Favorita, 10 x R$ 285. Com ele, sobra área para um armário de 2 x 0,60 m, instalado na parede oposta. Aqui, as cadeiras têm assento e encosto de chapa de aço amarela. A peça tem rodinhas sem travas (Tok & Stok, R$ 168). Quando o espaço é reduzido, somente a marcenaria sob medida para dar conta de reunir todos os móveis necessários. E ela nem sempre sai cara. Solicite orçamentos antes de tomar uma decisão.

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A arquiteta inovou ao usar uma capa de edredom, sem recheio, como colcha. Feita de tecido de 120 fios, tem estilo mais masculino (Tok & Stok, R$ 90).

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No quarto do casal, a parede atrás da cama recebeu um espelho (Vidroshow, R$ 520) na parte superior, truque certeiro para dar a impressão de que o quarto de 3 x 2,80 m é maior – observe na planta que o casal ainda conta com um armário de quatro portas. Ainda na cabeceira, dois módulos horizontais de MDF, parafusados na parede, acompanham a cama boxe (Favorita, 10 x R$ 93). Ao escolher uma base neutra para piso, parede, armário e cortina, você pode brincar com cores e estampas na roupa de cama. Repare como o edredom e as almofadas se destacam no espaço. Item de praticidade: na hora de lavar o Edredon, é só tirar o recheio de dentro da capa azul e branca (Tok & Stok, R$ 122 (capa) e R$ 89 (recheio)).

PREÇOS!

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Os preços – que incluem a instalação – variam de um empreendimento para outro e podem ser parcelados até a entrega das chaves. Quanto antes você escolher, melhores as formas de pagamento. Um lembrete: quem compra apartamento pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida pode financiar até 5% do valor do imóvel no kit de acabamentos oferecido pela construtora MRV. Quer um exemplo? Se o apartamento custa R$ 100 mil, você tem até R$ 5 mil de financiamento para os revestimentos.

Sala completa por 10 x R$ 486

Eu estava no site Casa.com e achei super legal essa matéria, é da edição de maio da revista “Minha Casa”

Vou postar aqui pra vocês…. quem quiser confeir no site clique aqui!

Texto Vivien Hermes
Reportagem visual Tatiana Guardian e Gustavo Curcio
Fotos Alan Teixeira

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Neste projeto, sobressaem recursos que aproveitam ao máximo a área, como o uso de um único sofá e de cadeiras leves, em vez de poltronas. “Opte por móveis pouco volumosos, como o estofado sem braços”, recomenda o arquiteto Gustavo Curcio, editor de arte de MINHA CASA. As portas de correr do rack poupam centímetros preciosos na abertura, e o móvel, além de receber a TV, pode guardar aparelhos eletrônicos, livros, revistas, CDs, álbuns e DVDs. Agora que você já tem essas dicas, olhe nossas outras reportagens sobre decoração de sala e aplique-as nos ambientes de que gostar.
Preços pesquisados entre 24 de março e 1° de abril de 2010. Os valores da tabela maior podem ser parcelados em dez vezes. Preços e condições de pagamento sujeitos a alteração.

Quanto custou cada item?

TV LCD AOC 32”, modelo L32W831 PontoFrio.com, R$ 1 379
DVD Player Karaokê Samsung PontoFrio.com, R$ 170,05
Rack Bretas, com rodízios, de aglomerado com acabamento branco (135 x 45 x 63 cm**) Etna, R$ 299,90
Mesa lateral Barra (45 x 40 x 40 cm), de madeira aglomerada e acabamento branco Etna, R$ 99,99
Cadeiras Flora (50 x 58,50 x 79 cm), com estrutura de aço cromado e assento de acrílico opaco Etna, R$ 759,80 duas peças
Sofá-cama de casal Darling, com estrutura de madeira maciça e revestimento sintético bege (1,90 x 1 x 0,84 m) Lojas Marabraz, R$ 699
Estante branca de aglomerado revestido (70 x 31 x 178 cm) No site da C&C, R$ 239,90
Tapete Tabacow (2 x 3 m), de polipropileno Plastco, R$ 660
Cortina de algodão Safári, na cor natural (duas folhas de 1,50 x 2,40 m) Leroy Merlin, R$ 139,90
Varão metálico branco, com 1,50 m de comprimento Doural, R$ 15,64
Abajur Philips bivolt C&C, R$ 168,90
Vaso Blues, de vidro vermelho, com 80 cm de altura Etna, R$ 229,90
Almofadas lisas (40 x 40 cm), de algodão e poliéster Pernambucanas, R$ 9,99 cada
Almofadas listradas (50 x 50 cm), 100% algodão Extra, R$ 19,90 cada
Velas brancas (7 x 5 cm) Extra, R$ 17,49 cada
Porta-velas preto (10 x 10 cm) Extra, R$ 12,99 cada
Caixas organizadoras C&C, R$ 9,90 a vermelha e R$ 6,90 a laranja

Texturas atraem o olhar


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Se a estante fosse de madeira, sumiria à frente da parede de tijolos aparentes. Por isso demos preferência a uma peça branca, montada sem a chapa do fundo: assim, o móvel claro, de aglomerado revestido de laminado, emoldura a rusticidade dos tijolos. Livros e objetos coloridos expostos nas prateleiras se destacam graças ao fundo escuro. As miudezas ficam dentro de caixas decorativas para não pesar no visual. O brilho do acrílico vermelho das cadeiras ganha vida na parceria com a cortina de algodão, que, pouco translúcida, dispensa o forro.

A sábia escolha das cores

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São elas que determinam o clima do ambiente. Em nossa proposta, tonalidades quentes garantem um espaço acolhedor: detalhes em laranja, vermelho e ocre fazem bonito sobre o branco e o preto. Para não errar, siga a fórmula: combine no máximo três cores com uma base neutra. Observe que, em toda a sala, apenas as almofadas listradas exibem os três tons escolhidos. Elas são o ponto de atenção que convida ao sofá. As outras peças são monocromáticas ou possuem nuances próximas, como o tapete. Não esqueça que paredes, piso e forro também fazem parte da decoração e devem harmonizar com móveis e objetos. Aqui, a pintura cinza, o preto do laminado e o tom terroso do tijolo não fogem à paleta

Aposte num ambiente multiuso

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A sala de estar pode ter outras funções, conforme a escolha dos móveis. Optamos por um sofá-cama para acomodar hóspedes (note que não há objetos atrapalhando a abertura da peça). As almofadas oferecem apoio quando o ambiente vira sala de TV. As cadeiras são facilmente movimentadas na hora da conversa.

Técnica para arrumar quadros na parede

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Quando as imagens têm tamanhos diferentes, pense em um retângulo e preencha-o com as telas, encostando-as no perímetro imaginado. Observe, na foto, como o alinhamento é geral. O fundo escuro valoriza a composição de fotos em preto e branco graças às molduras e aos passe-partouts claros. Conheça outras técnicas para fazer a melhor composição na reportagem Como dispor quadros na parede.

9,50 m² com visual alongado

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Em uma sala estreita, encoste os móveis nas paredes e valorize a circulação – uma mesa de centro, aqui, atravancaria o espaço. Repare como as curvas do tapete, no sentido do comprimento, dão ideia de amplitude.

Arrojo ao misturar os acabamentos


Antes de tudo, ouse, mas sem exageros: procure manter o equilíbrio entre tonalidades e texturas. Algumas sugestões:
1) Deixe algumas paredes com tijolo à vista. Você economiza e fica sempre na moda, porque o tijolo dá personalidade e aquece visualmente o espaço.
2) A parede para a qual se olha por mais tempo – a da TV – pede um visual neutro, como a tinta em tom de concreto (Novacor, da Sherwin-Williams, aplicada diretamente sobre o reboco). Ela mantém o estilo rústico e repete a cor da argamassa que assenta os tijolos.
3) O pilar no canto esquerdo se destaca coberto de laminado preto.
4) No piso, o laminado de eucalipto refl orestado (linha Prime, da Eucatex, cor cappuccino) é aplicado diretamente sobre o contrapiso regularizado (R$ 55 o m² instalado).

TINTAS ESPECIAIS PARA QUARTOS DE CRIANÇAS

Você está em casa, sossegada, trabalhando… e percebe que seu filho (a) está muiiiiitooo quietinho…. quando vai dar uma olhadinha para ver o que ele está fazendo em seu quarto surpreeesaaa… as paredes viraram uma obra de arte!!! rs

Sua cabeça vira uma panela de pressão, mas atenção, você não pode exagerar na bronca, para não minar a criatividade do seu filhote, para a criança, ela acabou de deixar seu quartinho mais lindo com um desenho maravilhoso … pensando nisso algumas marcas como a Suvinil, Coral, Luckscolor, elaboraram tintas próprias para o quarto de seu filho, que vai estimular sua criatividade…. e você não vai mais arrancar seus cabelos…

Com Efeito Lousa

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A sala de aula vai à casa com a tinta acrílica Limpa Fácil na cor verde-escolar*. Seu acabamento acetinado transforma a parede em lousa – para apagar os desenhos das crianças, basta aplicar detergente neutro com uma esponja macia. Tinta azul (D079): Látex Maxx.


Limpa Fácil, Suvinil
Rendimento
:
12 m² por litro.
Na Tintas Palmares, R$ 57,50 (3,6 l) e R$ 229,90 (18 l).


Látex Maxx, Suvinil
Rendimento
: 16,50 m² por litro.
Na Procal, R$ 40,70 (3,6 l) e R$ 149 (18 l).

Sai Fácil

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Na Coral Super Lavável, desenhos feitos com lápis de cor, grafi te e outros materiais são removidos aplicando uma mistura de água, álcool e detergente multiúso. Na foto, usou-se o lilás 8915-5, uma entre as 2 mil opções de cor.


Coral Super Lavável
Rendimento
: 12 m² por litro.
Na Nicom, R$ 55 (3,6 l) e R$ 198,90 (18 l)

Mural para Imãs

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Aplicado sob a tinta, o Primer Luksmagnetic permite à criançada fi xar objetos magnéticos em uma simples parede de alvenaria. A fi nalização com tinta acrílica é necessária porque o primer não tem variedade de tons. Aqui, optamos pela cor saratoga (Lks 1311).


Primer Luksmagnetic, Lukscolor
Rendimento:
11,50 m² por litro.
Na Aero Tintas, R$ 47 (900 ml) e R$ 127 (3,6 l)

Fonte: www.casa.com.br

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CONAD 2010 – DESIGN É EMOÇÃO

Nos dias 16, 17 e 18 de Junho, São Paulo se transforma na capital nacional do Design de Interiores. Nesses três dias, acontece a 7ª Edição do CONAD - Congresso Nacional de Design de Interiores, evento que começou a ser realizado pela ABD em 1996. Para 2010, o tema central do Congresso é "Design é Emoção" e terá em cada dia um sub-tema especial. A estrutura do CONAD é composta de palestras que acontecem em sessão plenária e, no final do dia, os participantes se dividem em salas para acompanhar apresentações específicas. A ABD espera reunir cerca de 1.000 profissionais no CONAD 2010, transformando o evento em uma edição especial neste ano de comemorações pelos 30 anos da fundação da entidade.


Cenografia
No dia da abertura, as palestras na sessão plenária abordarão o crescente uso de apelos cenográficos nos projetos de interiores, especialmente para espaços comerciais. Cenografia, Vitrinismo e Lighting Design integram a pauta das apresentações.


O Usuário
Já no dia 17, o foco do CONAD se direciona para a figura central de um projeto de interiores: o usuário, o consumidor. Nesse dia entra em cena a Psicanálise para responder uma pergunta-chave: Podemos viver sem colocar tantas regras sobre o espaço e os objetos? Especialistas em comportamento e tendências do consumidor completam o programa sempre com foco na compreensão dos aspectos racionais e irracionais na tomada de decisões do cliente.
A psicanalista Andréa Naccache irá falar sobre uma nova forma de pensar o Design no século XXI durante a palestra "Desfutorologia: Podemos viver sem prever o comportamento do outro? Sem colocar tantas regras sobre o espaço e os objetos?"


Criatividade
Um profissional de Design de Interiores precisa dominar o processo criativo, o que se reveste em enorme desafio para quem elabora tantos projetos para clientes díspares. Como ser e manter-se criativo ao longo do tempo? Criatividade é treino ou improviso? É `insight` ou processo? O último dia do CONAD dedica-se a responder estas e outras questões associadas à Criatividade.


Salas Especiais
No final de cada dia, os participantes escolhem as Salas Especiais onde encontram assuntos diversificados. Confira alguns deles:
- Como projetar Espaços para Consultórios, Clínicas e Hospitais
- A mulher e seus diversos papéis: como conciliar
- Gestão da Inovação, Design e valorização do território
- Como cobrar honorários e utilizar a Tabela ABD
- Como projetar Lojas
- Por que Empreender é a chave para o sucesso
- A regulamentação da profissão Designer de Interiores
- Por que os clientes não estão satisfeitos com lares

Confira alguns palestrantes e temas já confirmados:

conad

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URBANISMO – DEMOLIÇÃO DO MINHOCÃO EM SÃO PAULO

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"O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciou quinta-feira passada a demolição do elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro da cidade. O projeto faz parte de uma série de mudanças urbanas previstas para as regiões Lapa/Brás, Mooca/Vila Carioca e Rio Verde/Jacu.


Inaugurado em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf, o Minhocão é frequentemente criticado por urbanistas pela degradação que gerou no entorno. O barulho dos carros, entre outros problemas, levou à desvalorização imobiliária ao longo da avenida São João.


Apesar do anúncio, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que o plano de demolição ainda precisa passar por análise. O projeto faz parte dos novos projetos urbanísticos anunciados para a cidade na semana passada, que, segundo a prefeitura, aproximará emprego de moradia, diminuindo a necessidade de deslocamentos diários entre a periferia e o Centro.


Como parte do projeto, há ainda dois planos de ocupação do entorno da malha ferroviária, um entre os bairros da Lapa e do Brás, e entre a Mooca e a Vila Carioca. "Questões ambientais também serão contempladas nas intervenções, com a criação de parques e parques lineares, aumento das áreas de permeáveis e melhoria da drenagem."


Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de demolição do Minhocão. Outras análises para a destruição também ocorreram nas gestões de José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT).
Em 1990, a então prefeita Luiza Erundina (1989-1992) proibiu o trânsito no local aos domingos e feriados e restringiu o funcionamento durante a semana --fechado em grande parte da noite. Com a medida, o elevado passou a ser utilizado como um equipamento de lazer pelos moradores da região."


Leia

aqui a reportagem da Folha de S. Paulo.

Fonte: www.arqbacana.com.br

quarta-feira, 5 de maio de 2010

BRASIL NO “SALONE INTERNAZIONALE DEL MOBILE” EM MILÃO

(Fonte: www.revestir.com.br)

Os brasileiros movimentaram Milão este ano, durante a semana do Salão do Móvel (Salone Internazionale del Mobile) , o mais importante evento mundial de design e decoração. Pela primeira vez foi organizado um espaço brasileiro de encontro e relacionamento na cidade, chamado Brazil S/A Lounge Brasileiro de Decoração e Design. A realização é da Moreira do Valle e da Connect 360 .

O Brazil S/A fez parte da programação oficial dos eventos paralelos que acontecem na cidade, os chamados Fuori Salone. Trata-se da primeira iniciativa que reuniu empresas e instituições brasileiras ou com forte atuação no território nacional no segmento de decoração. O evento aconteceu na via Tortona 31, no melhor ponto da região mais badalada do Fuori Salone, de 14 a 19 de abril deste ano.

Nesta primeira edição, participaram empresas como a Todeschini (uma das maiores fabricantes brasileiras de móveis planejados), Interface Flor (empresa norte-americana, líder mundial de carpetes em placas e com atuante expressiva no Brasil), Artur Décor (uma das mais importantes lojas especializadas em cortinas e persianas do país); o D&D Shopping (mais importante shopping brasileiro de decoração e design de alto padrão); e a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, uma das mais atuantes no mundo). A Casa Cor foi apoiadora do Brazil S/A .

Uma das grandes atrações do evento foi uma exposição de peças do melhor design do país, a Design Brasileiro 2010, que teve a participação de Fernando e Humberto Campana (os "Irmãos Campana"), do estúdio Nada se Leva, dos promissores designers, já reconhecidos nacionalmente, André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, bem como de nomes como o designer carioca Lucio Carvalho, que já expõe no exterior com regularidade, peças de Paulo Mendes da Rocha e Flavio de Carvalho.
A idéia, segundo os organizadores, é aproveitar um ambiente já altamente propício a negócios e contatos. "A design week de Milão é o epicentro que reúne, em um mesmo lugar e momento, as empresas e profissionais de decoração mais renomados do Brasil", explica Ricardo Caminada, da
Connect 360.
O espaço teve ambientação especial assinada por José Roberto Moreira do Valle. A idéia, segundo os idealizadores, foi fugir do estereótipo de cenário tropical, verde e amarelo, mostrando ao contrário, uma versão sofisticada e criativa do Brasil. Ainda na área externa, os visitantes foram recepcionados em um lounge – onde o destaque ficou por conta da "sound grass", um tipo de cama de grama artificial, que vibrava e tocava música, funcionando como um grande pufe macio, um convite ao relax. No espaço interno, cortinas bloqueavam a entrada de luz e faziam um efeito-surpresa para quem entrava. A iluminação azulada criava um clima intimista e cenográfico. A exposição fica no centro, rodeada pelo grande lounge. Completando tudo, a trilha sonora composta por bossa-nova dava o clima do espaço do Brazil S/A.

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(Brasil bem representado por Paulo Mendes da Rocha e Flávio de Carvalho)

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(Presença dos Campana: Shark, que lembra as mandíbulas de um tubarão. E Coffee Chair, que combina plástico e fibras)

sal_o_do_m_vel_mil_o_2010__c_(Contraste: espelho no Fetiche do Nada Se Leva e madeira no banco Tribo, de  Ilse Lang)

sal_o_do_m_vel_mil_o_2010__d_(Completaram a exposição a Aracmídia  de Lucio Carvalho e a luminária Eclípse, de Maurício Klabin)

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(Poltrona Manacá, de Baba Vacaro, e Mesa Bar, de José Marton. Prima Design)

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(Abraço de flor , em crochet de pura lã.  E  a versão "tropical" da  Chaise Tricot. De Eulália Anselmo para Prima Design)

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(Cor e volume na Voltaire de Sérgio Rodrigues)

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(Peças da parceria de Pedro Petry e a Orsa  Florestal)

Design Brasileiro
Uma exposição com grandes nomes que representam o traço criativo brasileiro foi montada na Via Tortona, 31, região que concentra eventos das empresas lançadoras de tendências durante o período do
Salão Internacional do Móvel, que acontece anualmente em Milão. A exposição "Design Brasileiro 2010" fez parte do projeto BRAZIL S/ALounge Brasileiro de Decoração e Design, um espaço brasileiro de encontro e relacionamento organizado pela primeira vez na cidade.
Os irmãos Campana, designers brasileiros de maior expressão mundial, marcaram presença com três peças exclusivas, que se tornaram referências marcantes de sua produção mais recente. A Cadeira Shark, que faz referência a mandíbula de um tubarão, a Samambaia Stool, criada com pelúcias de caranguejos e a  Flamboyant Stool, feita com pelúcias de lagostas, e a Coffee Chair, criação que mistura matérias-primas como vime e plástico.
O estúdio Nada Se Leva, dos promissores designers já reconhecidos nacionalmente André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, mostrou no exterior pela primeira vez alguns de seus lançamentos de 2010. O banco Arab e as mesas Ligero e Fetiche, em várias versões, foram destaque na cenografia da exposição, com trinta peças dispostas em formato de instalação. O designer carioca Lucio Carvalho, que expõe no exterior com regularidade, também fopi integrante da mostra. A cenografia do evento teve a assinatura do arquiteto José Roberto Moreira do Valle.
As referências ao design brasileiro não pararam por aí. Integrantes do acervo permanente do
MoMA, a cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e a luminária Eclipse, de Maurício Klabin, estiveram ao lado do banco Tribo , uma das criações mais importantes de Ilse Lang.  Ícone do modernismo brasileiro, Flávio de Carvalho (1899-1973) também teve uma peça com sua assinatura na exposição do Brazil S/A . A poltrona Flávio de Carvalho fez referência aos primórdios da criação do mobiliário nacional.

O que é o Salão do Móvel e o Fuori Salone
O Salão do Móvel, que acontece anualmente no mês de abril na cidade de Milão, Itália, é o mais importante evento mundial de design e decoração, que responde pelos grandes lançamentos mundiais de produtos e, principalmente, é o polo gerador de tendências do segmento. Nesta semana, Milão se transforma em um grande centro mundial de tendências e referências em design e decoração, reunindo além da feira, centenas de eventos paralelos.
Estes eventos, chamados de Fuori Salone, hoje passam de 500 e se espalham por toda a cidade, e ganharam tamanha expressão que hoje são até mais fortes do que a feira, no que diz respeito a tendências e inovação. Realizados em lojas, galerias, galpões e museus, concentram-se em duas regiões principais: nas proximidades do Duomo, no centro, e na região da via Tortona, em um bairro mais conhecido pelos galpões industriais e que hoje é reconhecido pelos eventos mais inovadores.
Os números do
Salão Internacional do Móvel, traduzindo no bom português, são realmente impressionantes. Segundo dados oficiais do Cosmit , que organiza a feira, esta recebeu em 2009 mais de 300 mil visitantes de cerca de 150 países. Destes, o Brasil foi o terceiro maior visitante, levando à Milão mais de 5 mil pessoas, atrás apenas da Comunidade Européia e da China. São arquitetos, decoradores, lojistas, fabricantes, compradores, fornecedores, jornalistas, designers e formadores de opinião. É, sem dúvida, o evento profissional mundial que reúne uma das maiores comunidades brasileiras, se não a maior.
Mas nem só da feira de Milão vive a criatividade brasileira. Uma chegadinha na enorme
Movelsul, feira de móveis de Bento Gonçalves, RS  que ocupa quase 57 mil m2 em sua 17ª. edição,  da uma ideia da produção nacional São móveis planejados, peças avulsas assinadas, laminados e acessórios, além de colchões, cubas e eletrodomésticos.
Um bom exemplo foi a  coleção apresentada pela
Prima Design. "Aproximar as pessoas através de produtos que primem pelo design e inovação..." esta é a missão da empresa. Foi a partir deste conceito –"aproximar" - que a empresa planejou sua participação na Movelsul. A Arquiteta Eulália Anselmo, que vem trabalhando com a empresa como designer e curadora, foi também responsável pelo estande. Baseada nesta ideia de aproximação, Eulália propôs à Prima Design homenagear a escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia em 1920 e que muda-se para o Brasil em 1922. Fragmentos de seu poema "Sonhe com o que você quiser" fizeram parte, inclusive, da composição do design de superfícies do estande.
O poema foi o escolhido porque  aproxima, designers, empresários, trabalhadores e consumidores, lembra a importância de todas as pessoas que ajudam a construir nosso caminho, poema que nos entusiasma para seguir buscando.
Neste ano a
Prima Design amplia seu time de designers colaboradores, e além de Eulália Anselmo e José Marton, já presentes em 2009, trouxe Baba Vacaro  para juntar-se ao time da coleção Prima Store.
Baba Vacaro trouxe a Poltrona Manacá. De linhas simples, a base metálica, arredondada, recebe o tecido de padrão colorido. Uma peça leve, versátil, lembrando os traços de Flávio de Carvalho.
Lançadas na
Casa Brasil - importante evento do setor - em 2009, as mesas Quebra-Cabeças , com desenho de José Marton, agora contam com uma extensão de linha. As divertidas Mesa Bar , que convidam ao bate-papo e ao retorno às brincadeiras infantis. Ao todo, são quatro diferentes tampos com caça-palavras, palavras cruzadas, labirinto e liga-pontos . A estrutura mede 72cm de altura e 70cm de diâmetro e é desmontável. Sua base com barras coloridas nos remete a um jogo de varetas e, acoplado a uma dessas barras está um porta-giz e apagador, acessórios que garantem a diversão e entrosamento dos que se sentam à ela. O banco Quebra-Cabeça completa o lúdico conjunto.
A Abraço de Flor,  criada para perpetuar o sucesso da Poltrona Flor original, utiliza 800 flores de crochet em pura lã feitas por mulheres da periferia da cidade de Bagé. Este trabalho remunera atualmente 30 mulheres carentes. Traz a marca indiscutível de Eulália Anselmo , que sempre aposta na produção sustentável.
Já a Chaise Tricot , desenhada por Eulália,  que em sua primeira versão era feita em madeira de eucalipto e revestimento em malha de tricô de lã, agora também está disponível em duas novas leituras: a primeira mantendo a estrutura em madeira de eucalipto com revestimento em tricot de malha de algodão (na cores azul-marinho, marfim, bege, cinza, grafite e preto) e outra com estrutura de madeira com acabamento em laca colorida e revestimento em tecido estampado. Tudo da
Prima Design.
A poltrona Voltaire, de Sérgio Rodrigues , tem estrutura externa em tauari maciço de seção quadrada, concha em compensado estofada com espuma de poliuretano e revestida em tecido. Uma almofada solta serve de assento. O formato "fechado" na parte superior traz aconchego.
Vem com pufe avulso, que ganha ares orientais. A cor vermelha ressalta essa característica.
O ecodesigner  Pedro Petry está ampliando potencialmente seu portfólio de produtos em termos de garantia de origem, dimensão, diversificação de espécies e escala, graças ao relacionamento estratégico com a
Orsa Florestal.
Em 2009, o ecodesigner lançou uma coleção confeccionada com madeira certificada 100% FSC (Forest Stewardship Council) da
Orsa Florestal e, à época, a principal preocupação era aliar o design sustentável à madeira com garantia de origem.
A parceria foi tão bem-sucedida que agora ganha novos contornos e inaugura uma fase em que o ecodesigner  começa a explorar a variedade de espécies nativas da empresa e amplia de forma substancial as possibilidades de criação.
"A parceria com a
Orsa Florestal é a materialização de um sonho – uma verdadeira aposta na sustentabilidade", diz Petry. "O grande ganho é o acesso à diversidade de espécies e medidas, porque além de poder trabalhar e testar novas espécies, será possível substituir madeiras que estão em contingenciamento", pontua.
O stand do Grupo Orsa, logo à entrada da
IV Brasil Certificado, que aconteceu de 7 a 9 de abril, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, mostrou peças de Petry em dimensões diferenciadas das existentes no mercado. A tora de Pequiá 100% FSC tem 6 metros de comprimento e pesa 2,5 toneladas. Foi esculpida em formato de balcão e, simbolicamente, reproduz a floresta como agente integrador de negócios sociais, ambientais e econômicos, ou seja, a floresta como o exato ponto de convergência entre as empresas do Grupo.
Essa nova fase da parceria com a
Orsa Florestal possibilitará atender várias demandas de mercado, graças à capacidade de escala. "Será possível, por exemplo, confeccionar 50 mesas para decoração de um restaurante ou hotel", revela Petry.
Reconhecido por seu trabalho com matéria-prima proveniente do manejo urbano, usando árvores como a Mangueira, o Flamboyant, o Eucalipto e outras, agora o ecodesigner  terá à disposição matéria-prima de mais de 25 espécies certificadas, entre as quais, Angelim Pedra, Angelim Vermelho, Cedrinho, Cumaru, Cupiúba, Itaúba, Jatobá, Louro-Faia, Maçaranduba, Mandioqueira Escamosa, Mandioqueira Lisa, Orelha de Macaco, Pequiá, Pequiarana, Quaruba Cedro, Quaruba Fissurada, Quaruba Rosa, Sucupira, Tanibuca, Tatajuba e Taxi preto.


terça-feira, 4 de maio de 2010

BLOG DA FE DE ROUPA NOVA RS!

Oi Pessoal!

Meu Blog ta de roupa nova!! Espero que gostem da novidade….

Grande abraço à todos!

Fernanda Guizi

sexta-feira, 30 de abril de 2010

CASA COR 2010!

Casa Cor 2010!! Ta chegando….

Coloque na agenda!

O maior evento de arquitetura e decoração das Américas e o segundo maior do mundo acontecerá nos dias 25 de maio à 13 de julho, no Jockey Club de São Paulo.

Com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz” e uma homenagem especial ao urbanista Lucio Costa, responsável pelos expressivos projetos de Brasília, a Casa Cor 2010 terá quatro mostras simultâneas: CASA COR, CASA HOTEL, CASA KIDS e a novidade CASA TALENTO.

A CASA HOTEL

Mostra anual de arquitetura, decoração e paisagismo, voltada para o setor de hotelaria e turismo. O evento mostra as tendências nacionais e internacionais de arquitetura dos mais charmosos hotéis do Brasil, idealizados com criatividade, conforto e design. Uma verdadeira vitrine de sofisticação e bom gosto. CASA HOTEL© conta com diversas atrações, como workshops e palestras destinadas ao público em geral e aos profissionais de arquitetura, turismo e hotelaria.

A CASA KIDS

Projeto voltado para atender famílias que querem conhecer as últimas tendências do morar e conviver com o universo infantil. Os espaços são criados de acordo com as necessidades deste lar e com tudo que o público mirim gosta de ter em suas casas, incluindo tecnologia, jogos, filmes, atividades lúdicas e educativas, móveis, jardins e áreas especiais. No evento realizado anualmente, as crianças desfrutaram de diversas opções de lazer e entretenimento.

CASA TALENTO *NOVIDADE 2010

Em 2010, Casa Cor apresenta seu novo projeto: Casa Talento, uma oportunidade para novos talentos da arte e do design brasileiro mostrarem seus melhores trabalhos sob um grande conceito, envolvendo peças de mobiliário, iluminação, artes, utensílios e inovação em decoração. Um mundo novo e criativo, a serviço da sua imaginação.

Ao final da Mostra, acontece o Special Sale…. será nos dias 12 e 13 de julho, onde o público poderá comprar seus sonhos de consumo, peças de decoração e móveis dos ambientes preferidos, com descontos de até 70%.

E mais e mais novidades sobre a Casa Cor, estarei postando aqui!!!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Colecionadores – Miniaturas de móveis clássicos do design…


Essa postagem é especial…. adoro muito miniaturas de móveis, paixão que começou, eu acho, quando montei uma casa de bonecas (de gente grande rs), quando tinha uns 15 anos…

É realmente um prazer compartilhar com vcs esses links, imagens… minha coleção começou quando ganhei de presente de aniversário uma poltrona barcelona… encontrei várias pessoas que tem lindas coleções, feiras de colecionadores de miniaturas…. é muito bacana!

Realmente não é “baratinhooo” uma miniatura, mas assim que comecei minha coleção, já avisei amigos, parentes rsrs … ocasiões especiais “Quero uma miniatura!” hehehehe todos já sabem como me agradar em um aniversário agora rsrs!!

Segue abaixo algumas peças que existem no mercado, e também alguns links de sites e lojas virtuais onde voces podem encontrar…

Grande abraço à todos!

Fernanda Guizi

http://www.dosmasdos.net/index.php?cPath=89

http://www.design-museum.com/shop/index.php?sid=bd514e2d2088b5724666a297d29d0e1e&cl=alist&cnid=miniatures

http://www.dosmasdos.net/index.php?cPath=89

http://www.maiora.com.br/loja/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=2&Itemid=2

http://www.guimar-interiores.com.br/secoes.asp?xsecao=000000000101828

http://www.desmobilia.com.br/cat/miniaturas/

http://www.tokstok.com.br/app

Quem quiser, entre na comunidade do orkut “Design & Miniatura de Cadeira”
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=759820

 

verner panton arne jacobsen Carlo Mollino linha reale eero aarnio ball chairdesigner-mini-chair-vol5e6-01  George NelsonEero Saarinen  harry bertoia poltrona diamante  le corbusier harry bertoiamies van der rohe rar eamesmies van der rohe linha barcelona saarinenminiaturasinicio

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Clássicos do Design

Em resposta à tantos pedidos, vou fazer uma postagem especial sobre os móveis clássicos, um pouco da história de cada designer, enfim, quero passar um conteúdo de pesquisa legal para vocês, para quem gosta, para quem está começando a estudar design é um tema super legal, indispensável!… Eu particularmente adoro, comecei à pouco minha coleção de miniaturas de mobiliário clássico…. na sequência, faço uma postagem sobre esse tema também “colecionadores”…

Abração à todos que acompanham o blog, enviam e-mails!!!

Beijos

_________________________________________________________

Arne Jacobsen

Nasceu em Copenhagen, e se destacou como arquiteto, decorador, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas.  Inicialmente recebeu formação de pedreiro.

Formou-se arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também lecionou a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir de então abre seu próprio atelier  em que trabalharia até a sua morte.

Em 1951 criou a cadeira Ant,  e em 1955 a Série 7, que se tornou uma das cadeiras de maior sucesso  comercial no mundo.Na área da arquitetura, os seu projetos mais conhecidos são o St Catherine's College, Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhaguen para onde desenhou a cadeira Egg, em 1957.

Arne_Jacobsen_The_Ant_Chair_61t Cadeira Ant

tz_317030B Poltrona Egg

tz_327010P Cadeira Dinamarquesa

tz_320022B Poltrona Swan

tz_318010B Poltrona 3300 Arne Jacobsen

Charles & Ray Eames

Charles Eames (1907-1978), nasceu em Saint-Louis, EUA, estudou arquitetura na Washington University. Em 1936 ganha uma bolsa para a Cranbrook Academy of Arts, onde foi contemporâneo de Harry Bertoia e Eero Saarinen. Ali, em 1940, conheceu  Ray Kaiser (1912-1989), californiana,  artista plástica por formação, que mais tarde se tornaria sua esposa, e que freqüentava o curso de tecelagem, na época já artista conhecida, enquanto C.Eames dirigia o departamento de Design Industrial.

Entre 39 e 40 C.Eames trabalhou no atelier de Eliel Saarinen, com quem ganha em 1940 o  concurso do MoMA, Organic Design in Home Furnishings.. A guerra,  e sua contratação pela Marinha para o desenvolvimento do projeto de talas e macas permitiu aos Eames o desenvolvimento de ampla pesquisa  na moldagem de contra placados.

Em 1946, já era consagrado e foi objeto da primeira retrospectiva  pessoal dedicada a um só design no MoMA., onde ainda, dois anos depois, em 1948, ganharia também o concurso  internacional, Competition for Low-Cost Furniture Design,  com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série...
Ainda com sua mulher, criou  vários móveis para a  Herman Miller, na década de 50. como poltrona ao lado, de 1956, baseada num protótipo exibido no concurso Organic Design  in Home Furniture.

ch2 Poltrona Charles & Eames

ch3 Apoio de pé Charles & Eames

Eero Saarinen

Eero Saarinen (1910-1961) nasceu em Helsinki.Filho do famoso arquiteto finlandês Eliel Saarinen, e emigrou para os Estados Unidos em 1923 tendo estudado arquitetura em Yale, e após um curto período na Europa, em 1935 passou a lecionar na Cambrook Academy of Art, da qual seu pai foi o primeiro presidente.
Em 1937 iniciou um sociedade com Charles Eanes, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados  várias vezes no MOMA.
Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1947-1948), e a coleção Pedestal, com a famosa cadeira Tulipa (1955-1956)

tz_10500CB Cadeira Saarinen c/ braço

tz_10500SB Cadeira Saarinen s/ braço

tz_105600B Cadeira Saarinen Bar

tz_203051B Mesa lateral Saarinen

tz_203107B Mesa Saarinen

tz_203137B Mesa oval Saarinen

tz_309000B Poltrona Saarinen Berger

Eileen Gray

Eileen Gray (1878-1976), nasceu na Irlanda.
De uma rica família de artistas, sua formação começou na Slade School of Fine Arts, 1989. Nos anos seguintes estudou desenho com Colarossi e Julian, em Paris. Forma-se na arte da laca com o mestre japonês Sugawara.
A partir de 1919 começa a trabalhar com decoração e design de móveis, e em 1922 se liga ao grupo De Stijil. Em 1923, uma peça de sua autoria, o toucador Monte Carlo, é muito elogiado por Walter Gropius, então na direção da Bauhaus e J.J.Out. A partir de 1926 trabalha como arquiteta e apresenta seus trabalhos no pavilão Temps Nouveaux de Le Corbusier, em 1937.

tz_211064F Mesa Eileen Gray

tz_212051C Mesa lateral Eileen Gray

EILEEN%20GRAY Eileen Gray Furniture

Chaise Eileen Gray

Florence Knoll

Hans Knoll (1914-1955) nasceu na Alemanha, filho de um inventor-fabricante de mobiliário moderno. Em 1938, mudou-se para os EUA com as mesmas aspirações de seu pai e abriu “os associados” de Hans G. Knoll Furniture em um escritório minúsculo de New York. Em 1946, casou-se com Florence (Schust) Knoll (1917 -), uma arquiteta nascida em Michigan que trabalha com ele como projetista e designer de interiores. Estudou na Academy Art, an association architectural de Cranbroook, em Londres e também no instituto Illinois de tecnologia, onde foi estudante de Mies Van der Rohe. Após formar-se, trabalhou nos escritórios de arquitetura, em Cambridge, Massachusetts, de Walter Gropius e de Marcel Breuer. Então, surgiu a parceria com Hans, como um arquiteto e um designer com experiência e contatos consideráveis. Em 1946, mudaram o nome da companhia e começaram a executar a estrutura que lhes faria um das companhias mais importantes e mais influentes da segunda metade do século XX.
Decidiu-se que a Knoll focaria especificamente no projeto moderno, mas adicionou-se a esta a filosofia de Bauhaus, ou seja, que fariam exclusivamente os produtos que tivessem excelência no projeto, inovação tecnológica e em produção maciça. Também adotaram a política de creditar e de pagar royalties aos designers, uma prática que demonstrava o nível de elevado respeito e de inter-relacionamentos. Muitos dos designers que trabalharam com eles eram amigos e colegas, como Harry Bertoia e Eero Saarinen que Florence conheceu em Cranbrook. Um especialista adquiriu os direitos de produção da popular linha "Barcelona" de Mies, seu professor que a ensinara a criar, viabilizar e expandir fora do mercado americano, para o estilo internacional.Em 1945, ela inovou com sua opinião de que se "o projeto é bom, o negócio é bom" criando os interiores para os edifícios da Knoll e controlando a imagem de companhia. Em 1947, a divisão de têxteis, sob sua orientação, emergiu de sua frustração em tentar encontrar o material, estampas e texturas apropriados para os mobiliários produzidos. Também foi diretora de desenvolvimento de projetos de móveis, projetou um sem-número de showrooms e planejou entradas para exposições, como em 1949 "uma exibição para a vida moderna" em Detroit. Projetou móveis para a Knoll durante muitos anos e também exibiu seu próprio trabalho no MoMA. Morreu em um acidente de carro em 1955 que fez de Florence a presidente. Em 1960, cedeu sua posição e passou a seu consultora, deixando a companhia completamente em 1965.

tz_204061B Mesa FK1 lateral

tz_204107B Mesa FK2 centro redonda

tz_204137B Mesa FK2 alta redonda

tz_204198B Mesa FK2 alta oval

tz_214160B Aparador FK1

tz_224160B Aparador FK2

tz_308000B Poltrona FK

tz_308001B Sofá FK 2 lugares

tz_308002B Sofá FK 3 lugares

tz_308004B Poltrona FK alta botonê

tz_308005B Poltrona FK alta 2 lugares botonê

tz_308007B Puff FK botonê

tz_505160EBanco FK vazado

tz_507091B Banco FK1

George Nelson

George Nelson (1908-1986) foi pensador, escritor, organizador e designer, comandando, trazendo e difundindo uma revolução no mercado mobiliário, de como usar pouco espaç e mesmo assim melhorando a vida moderna.
No catálogo, de 1952, de Herman Moleiro, escreveu que as partes exibidas devem ser "uma coleção permanente... no sentido que não estará desfeito para cada mercado ou para cada ' tendência nova.'".
Como quase cada design e projeto tornou-se um ícone popular para o olhar desse período e está ainda se mostrando assim hoje, torna-se claro que Nelson conseguiu seu objetivo.
Nascido em Connecticut, estudou arquitetura em Yale, formando-se em 1931. Em 1932, foi para Roma e percorreu a Europa por muitos anos, acompanhando o estilo internacional como Le Corbusier e Walter Gropius. Já de volta aos EUA começou a escrever e rapidamente tornou-se editor-associado do Forum Architectural (1935-1943) e, posteriormente, editor-consultor (1944-1949). Seus escritos tratavam de problemas relevantes de projetos de casas menores e das mudanças em escritórios, que buscavam adotar alguns atributos casuais. Publicou um sem-número de livros.
Nos anos 40, tornou-se diretor de projetos na Herman Moleiro Companhia. Seu efeito na companhia era extraordinário. Seu olho aguçado para projetos modernos o conduziu a Charles Eames e Isamu Noguchi. Os catálogos que criou para a companhia tiveram um impacto imensuravelmente positivo e durável em sua imagem pública e em sua introdução de uma filosofia unificada da companhia – incluindo slogans simples como "o produto deve ser honesto," e "o que você faz é importante".
Durante este período, desenvolveu também objetos e mobiliários que contribuíram à inovação, mesmo que não fossem todos produzidos pela companhia. Projetou também os showrooms da companhia em Chicago, em New York e em Washington. Trabalhou como designer de exposições em diversos projetos.

tz_232010B Mesa Café lateral 4 pés

tz_232040J Mesa Café lateral 4 pés

tz_314010B Poltrona Coconut

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Harry Bertoia

Harry Bertoia (1915-1978) nasceu em Udine, Itália, emigrou com a família para os EUA em 1930. Formou-se na Cass Technical Hight School de Detroit em 1936.
De 37 a 39 foi bolsista na Cranbrook Academy of Arts, onde ensinou de 39 a 43 sendo seus colegas de trabalho Eero Saarien e Charles Eames, com quem viria a trabalhar nos anos seguintes. Em 1950 desenhou a linha de cadeiras em fio metálico para a Knool International, que tiveram tão grande sucesso comercial que permitiram que se dedicasse à sua carreira de escultor. 
Apresentamos aqui o modelo para o Home Design 3D da poltrona Diamond, e cadeira modelo 420, desenvolvidos com o Cad 3D. Note-se que estes modelos são bastante complexos para este aplicativo e portanto foram feitas muitas simplificações, de modo a se ter um modelo com um arquivo de tamanho compatível. 

13138-004-C34649B1 Cadeira Bertóia Diamante

bertoiabirdchairandottoman Cadeira Bertóia Girafa e apoio para pés

tz_10700AB Cadeira Bertóia

tz_10701AB Cadeira Bertóia Bar

tz_504160C Banco vazado Bertóia

Isamu Noguchi

Los Angeles,EUA,aprendeu marcenaria no Japão em 1917 e posteriormente estudou na Columbia University, NY, entre 1921 e 22. Posteriormente viria a trabalhar em Paris como assistente do escultor Constantin Brancusi. A partir de 1932 viveu em Nova Iorque, onde trabalhou principalmente como escultor, e em menor escala como designer com vários móveis para a Knool e Herman Miller. 
A clássica mesa de café foi criada em 1944. O design simples consiste de somente três elementos, o tampo de vidro e as duas peças interligadas em madeira, que servem de base. Esta mesa apresenta extraordinária harmonia  da forma e função, e realça a formação de escultor de Noguchi. ë fabricada até hoje pela Herman Miller. 

tz_20012CA Mesa I Noguchi alta aramada redonda cristal

tz_200019C Mesa I Noguchi centro

tz_200120A Mesa I Noguchi alta aramada redonda

Jorge Ferrari

Jorge Ferrari HARDOY nasceu em Buenos Aires em 1914. Ele recebeu seu diploma de licenciatura em arquitetura da Universidade de Buenos Aires em 1939. Ele tinha vivido no ano anterior, em Paris, onde trabalhou com Le Corbusier na elaboração do "Plano Diretor para Buenos Aires." Ele é provavelmente mais conhecido internacionalmente por sua cadeira Bkf, projetado em conjunto com Juan Kurchan e Antonio Bonet, em 1939. Ferrari-HARDOY permaneceu como criador, arquiteto e planejador da cidade até a sua morte.

28434 Cadeira Butterfly

Le Corbusier

Le Corbusier (1887 - 1965), Charles-Èdouard Jeanneret,embora tenha trabalhado muito na França, nasceu na Suíssa. ë um dos mais importantes arquitetos e designer do século XX. Participou da exposição de Paris de 1925, onde apresentou seu mobiliário moderno no Pavillion de LÉspirt Nouveau, juntamente com Thonet. A partir de 1926 passou a desenhar móveis com Pierre Jeanneret, seu irmão e com Charlotte Perriant.Os primeiros projetos em tubo de aço de Le Corbusier apareceram em 1928 e eram chamadas por ele de equipamento de habitação.

tz_104000B Cadeira Decorativa LC1

tz_112000B Cadeira LC7 giratória

tz_305000B Poltrona LC2 Masc.

tz_305001B Poltrona LC3 Fem.

tz_305002B Sofá LC2 Mac. 2 lugares

tz_305003B Sofá LC2 Masc. 3 lugares

tz_305004B Sofá LC3 Fem. 2 lugares

tz_205010C Mesa LC6 alta redonda

tz_208020C Mesa LC 10 centro

Marcel Breuer

um pioneiro do design e da arquitetura moderna, constantemente mudou e rompeu com as regras da era Bauhaus . Entre suas realizações na área de arquitetura está a criação do protótipo do aranha-céu residencial. Sua inventividade no design de móveis resultou em seus conhecidos trabalhos com tubos metálicos, e entre eles a conhecida poltrona Wassily, criada para a residência do pintor Wassily Kandinsky, embora tenha encerrado o desenho de mobiliário no final dos anos 30.
Após a segunda guerra fixou-se nos Estados Unidos, juntamente com outros alemães famosos como Gropius e Mies Van de Rohe, dedicando-se a arquitetura, tendo lecionado em Harvard e fundado em New York a Marcel Breuer and Associates.
Seu estúdio de arquitetura foi responsável por uma quantidade apreciável de projetos em solo americano , entre eles o Whitney Museum of American Art em New York. Sua residência particular, em Conecticut, foi colocada a venda recentemente por cerca de 1,2 milhões de dólares.

MBreuer-WassilyChair Poltrona Wassily

Marcel_Breuer_S_285_Desk_ela

tz_108000C Cadeira Spoleto

tz_210055F Mesa Laccio Lateral

tz_210136F Mesa Laccio Centro

Marco Zanuso

Foi um dos designers italianos, de Milão, que deram forma à idéia internacional "do projeto bom" nos anos pós-guerra. Formado em arquitetura no Instituto Politécnico de Milão, abriu seu próprio escritório de projetos, em 1945. Do começo de sua carreira, em Domus, onde serviu como editor de 1947-49 e em Casabella onde foi editor de 1952-56, ajudou a estabelecer as teorias e os ideais do projeto do movimento moderno. Como professor de arquitetura, projeto e planejamento de cidades, no Instituto Politécnico, dos anos 40 até os 80, e como um dos membros fundadores do ADI, nos anos 50, teve também uma influência distinta sobre a geração seguinte dos projetos que saíram da Itália.

A parte principal de sua carreira destaca-se nas pesquisas e experiências com metal curvado em mobiliários luxuosos, até os projetos industrializados de plásticos polidos. A cada fase de seu trabalho, abria mercado para diferentes materiais. Um de seus destaques foi a participação no concurso de mobiliário de Baixo-Custo patrocinado pelo MoMA, em 1948. A Pirelli, em 1948, abriu uma divisão nova, Arflex, para projetos específicos. Zanuso estava na comissão para produzir seus primeiros modelos. Também buscava um material novo, "se poderia revolucionar não somente o sistema de soldagem mas também a estrutura de manufatura e o potencial formal... nossos protótipos adquiriram contornos visualmente emocionantes e novos... com padrões industriais que eram previamente inimagináveis."

Desde então, como designer, se dirigiu ao problema do relacionamento entre o arquiteto e o fabricante, entre o projeto e a experiência, entre a função do produto e os formulários ou os materiais frescos.

Diversas de suas obras estão expostas no museu de New York da arte moderna.
Desde 1979, é professor de projeto industrial na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. E desde 1981 também é presidente do Departamento de Planejamento e de Produção.
Tem trabalhado para Zanotta desde 1969.

0902 Lady Chair

tz_313010C Poltrona Magnólia

Mies Van Der Rohe

Arquiteto nascido em Aachen, Alemanha.
Como arquiteto e designer em Berlim, influenciou a arquitetura moderna.
Com designs inovadores para móveis tubulares de aço, como a ¨cadeira¨ Barcelona (1929) e arranha-céus de aço e vidro. Dirigiu a Bauhaus, em Dessau (1930-33), a qual fechou após ameaças nazistas.
Apesar de ele ter construído apenas dezenove prédios, ele já era internacionalmente famoso quando foi para os EUA (1937), onde fundou e dirigiu o Departamento de Arquitetura do Instituto Armour, Chicago (posteriormente Instituto de Illinois de Tecnologia) (1938-58) e planejou o plano mestre do Instituto e alguns prédios no Campus.

Ele celebrou a tecnologia contemporânea e diversos materiais e, sob sua influência, a construção de arranha-céus mudando da alvenaria para metal e vidro. Segundo seu credo ¨Menos é mais¨ seus prédios eram caracterizados pelo designs simples e acessíveis, destituídos de ornamentos e eram compostos mais de espaços livres do que construções.

Um dos fundadores do estilo internacional, sua influência na arquitetura do século XX não pode ser menosprezada.

Seu impactante e singelo Pavilhão Alemão na Exposição Internacional de Barcelona (1929) cristalizaram a aceitação pública para a arquitetura moderna. Seus prédios incluem os apartamentos de vidro da Lake Shore Drive em Chicago (1948-51), o Edifício da Seagran em New York (1956-58, em conjunto com Philip Johnson), e o Museu de Belas Artes, em Houston (1958-73).

mi Cadeira Brno 255

mi2 Cadeira MR 245

mi3 Chaise Longue MR c/ braço

mi4 Chaise Longue MR s/ braço

mi5 Apoio de pés Mies

mi6 Cadeira Mies c/ braço

mi7 Cadeira Mies s/ braço

mi8 Mesa Barcelona centro

mi9 Mesa Barcelona centro redonda

mi10 Mesa MR lateral redonda

mi11 Poltrona Barcelona

mi12 Apoio de pés Barcelona

mi13 Couch Barcelona

Pierre Paulin

Um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX.

Em 1952, os primeiros designers chamaram a atenção da Empresa Thonet, através da qual ele descobriu e otimizou novos materiais à maneira dos designers americanos Eames, Saarinen e Bertoia.

Somente em 1956, após aceitar o convite de Harry Wagemans para juntar-se a Artfort, que achou os meios e suportes necessários para realizar a produção de seus designs.

Suas produções inovadoras anteciparam as revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam.
No final dos anos 60, beneficiou-se de uma colaboração interna dos talentosos e inventivos artesãos do novo Atelier de Pesquisa e Criação da ¨Le Mobillier National¨, a qual coincidiu com a restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, e a restauração do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou na Elysée ,e posteriormente, a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Mitterand em 1983.

Apesar de estas prestigiosas empreitadas terem contribuído para sua fama, outros designs permitiram ao público descobrir o conforto da vida moderna.

O homem do futuro, Paulin disseminou em seu trajeto, objetos poéticos que estavam à frente de seu tempo e sua redescoberta mais de trinta anos depois, inspirou admiração.

paulin

Poul Kjaerholm

Projetou mobiliários modernos funcionais que foram elogiados por suas linhas limpas, suaves e elegantes. Estudou na Escola de Artes e Ofícios, em Copenhaga, onde lecionaria mais tarde, de 1952-56. Foi consultor e professor do Departamento de móveis e projetos de interiores na Academy of Art de 1957-76. Embora fosse, originalmente, um marceneiro, foi um propulsor da produção industrial, e se diferenciou, assim, de seus comtemporâneos dinamarqueses, por causa do uso excessivo do aço ao invés da madeira tradicional, embora, muitos de seus projetos de assentos fossem em materiais naturais como a lona, o couro e a corda.

Sempre foi inspirado pelo projeto de Bauhaus e evoluiu, mais tarde, no "PK popular 22". Durante todo os anos 50, projetou diversas outras versões, até que em couro, obteve a elegância que lhe deu renome internacional.

É conhecido também pela PK 41

Uma de suas últimas obras foi, em 1976, a "cadeira de Louisiana" para o Museu de Louisiana de Arte Moderna, perto de Copenhagen.

Trabalhou, principalmente, para a Fritz Hansen e a E. Kold Christensen Ltd. Ao contrário de muitos outros designers dinamarqueses do período, seu trabalho apareceu muito pouco nas exposições de Copenhagen porque estava trabalhando com materiais mais novos e não com madeira. Embora mantivesse um relacionamento próximo com madeiras naturais e processos tradicionais, seu trabalho foi engrenado mais para a produção maciça e o movimento moderno. Recebeu o prêmio de Lunning em 1958 e trabalhou como designer de exposições na Dinamarca e no exterior.

poul Mesa PK61 Centro

poul2 Aparador PK71

poul3 Aparador PK71

poul4 Cadeira PK9

poul5 Cadeira PK9 Bar Girat. Alum. C/Apôio Pé

poul6 Banqueta PK33

poul7 Couch PK80

Roberto Barbieri

Roberto Barbieri nasceu em Milão em 1942. Formou-se arquiteto na “ Milan Polytechnic”.
De 1970 a 1975 ele participou de uma série de exposições de mobiliários e espaços de convivência organizados pela “University, Triennale di Milano” e outras associações de mobiliários.
Desde 1980 ele tem trabalhado com arquitetura, design e também ministrado aulas.
Como designer trabalhou em muitas companhias: Mobileffe, Esamobili, Moroso e Lema.
Nos últimos 10 anos está trabalhando com a Zanotta.

Roberto_Barbieri_Alma_Chair_hvt Alma Chair

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tz_330010B Cadeira Lia c/ braço

tz_330020B Cadeira Lia s/ braço

LIA_MADEIRA Poltrona Lia