terça-feira, 24 de junho de 2008

MAIS UMA DA ABD...

Ivan Rezende - ABSURDO!!!!!
Por Mariana – Estudante de Design de Interiores no Rio de Janeiro.

Fui na palestra da ABD que teve aqui no Rio.
O tema era: "Projeto Começar: COMO CONSTRUIR UMA CARREIRA DE SUCESSO EM DESIGN DE INTERIORES".

O palestrante foi nada mais nada menos que IVAN REZENDE, vice-presidente da ABD aqui no Rio.

No inicio da palestra ele não sabia o que dizer, eu pensei que era nervosismo, o que é bem normal, né?Mas logo nos primeiros cinco minutos eu notei que ele não sabia o que falar pq ele simplesmente não acredita que nenhum designer de interiores vá conseguir sucesso em sua carreira, a não ser que faça arquitetura que é a profissão mais completa, aos olhos dele.
Ele começou falando que tinha saído da faculdade pensando que seria um novo Niemeyer, que esse é o objetivo da faculdade de arquitetura. Ele caiu de páraquedas em Design de Interiores. "Era para eu estar no IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), jamais imaginaria que estaria na ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores).

"Uma aluna falou que estava super insegura", pois ela não via ofertas de estágio em design de interiores no mercado, o que ela não achava normal, pois qdo fazia direito o que mais tinha era oferta de estágio. Ela perguntou se ele achava interessante ir buscar em escritórios de arquitetura, pq ainda ha mto preconceito em relação ao designer de interiores.

Ele falou que esse preconceito existe sim e que não é sem razão, disse ainda "a Cândido ( Universidade Cândido Mendes, universidade onde o ilustrissimo senhor dá aula no curso de design de interiores - que IRONIA, não????) que não me ouça, mas NO MEU ESCRITÓRIO EU SÓ CONTRATO ARQUITETO."

Aí começou a comoção da audiência. Várias pessoas expressaram sua indignação qto a essa afirmação. Ele falou que qualquer um poderia ser designer de interiores, era sÓ TER BOM GOSTO.

O arquiteto sim que saía preparado da faculdade para lidar com isso (embora na UFRJ, instituição onde ele estudou, e em todas as outras faculdades de arquitetura, só existam 2 disciplinas que tratem de interiores).

Qdo foi questionado quanto a isso, ele disse que todas as disciplinas tratavam de interiores, era só ter a mentalidade correta na faculdade para extrair isso de todas as matérias.Ele continuou com sua argumentação comparando ainda um medico a um arquiteto. Qdo vc fica doente vc confia sua vida em um nao-médico??? A mesma coisa acontece com o arquiteto. Vc não confia sua casa para alguem que nao seja capacitado para isso (no caso, o arquiteto).

Uma professora presente se revoltou e foi na frente falar no microfone: "Eu discordo totalmente de vc. Eu sou arquiteta e dependo do designer de interiores assim como dependo do engenheiro. O serviço dele é tão necessário qto qualquer outro serviço prestado numa construção. Na minha equipe não pode faltar designers de interiores. Vocês são necessários sim!"

Ele, em resposta, disse: "O meu escritório funciona perfeitamente sem nenhum designer de interiores".

Uma outra aluna disse que tinha contratado um arquiteto para decorar a casa dela e que tinha certeza que se tivesse contratado um designer teria sido mais eficiente. Ele falou: "Se vc ME contratasse, eu tenho certeza que EU faria qualquer projeto melhor."

Ela perguntou: Então o senhor acha que a gente não precisa fazer faculdade?
Ele: Não, até minha tia pode lhe dizer qual a melhor almofada usar.
Ela: Se eu me formar devo rasgar o diploma???
Ele: Deve, não vai fazer a menor diferença.

Muitos saíram de la.

Eu disse:" Na UFRJ mesmo existe o curso de composição de interiores. Se a UFRJ não achasse que tinha a menor necessidade do curso, ela não faria, pq o curso de arquitetura abrangeria essa área.
A arquitetura teve que lutar pra sair da engenharia. Então todos na realidade deveriam estudar engenharia, pq essa sim é a profissão completa, não?

Ele: Não senhora. Deus é o primeiro arquiteto.

Diante desse argumento resolvi ficar calada, e provavelmente fiz uma cara feia.

Ele falou: Não adianta fazer cara feia, eu estou vendo.

Eu disse: Eu fazia Engenharia Civil na UFRJ e larguei a faculdade pq o que eu gosto em construção é de projetar interiores, pensei em fazer arquitetura , mas preferi fazer uma coisa mais especifica: Design de Interiores.

Ele continuou as suas teses:

Alguém disse: " O Fernando Piva não é arquiteto e é super famoso, seus projetos são maravilhosos."

"Ele disse: " Fernando Piva é um ECONOMISTA." Ou seja, qualquer um pode ser designer de interiores.

A partir dai parei de prestar atenção, só percebi que os alunos da Candido Mendes faziam perguntas pra que ele desviasse o assunto.Que isso é ridiculo todo mundo sabe. Eu não estudo na Candido Mendes e quem deveria se preocupar em que está investindo é o pessoal de la. Eu não daria meu dinheiro para que um professor que acha que o designer de interiores é um inutil seja empregado.

O que realmente me revolta é a condição dele na ABD. Ele é o vice-presidente. Ele nos representa para que a profissão seja regulamentada. Como pode isso?? Ele discorda de toda essa ideia. Não é a toa que essa luta não sai do lugar. Enquanto pessoas como ele estiverem na dianteira isso simplesmente NUNCA vai acontecer. Arquitetos que temem concorrencia não confiam em sua propria capacidade. Todos temos direito a ter uma opinião diferente, mas não faz o menor sentido defende-la no lugar contrario.Devemos nos manifestar para q esse e outros como ele sejam punidos nesse órgão que tem nos representado.

Um comentário:

  1. é Marina! hehe Eu q deixei esse depoimento... Infelizmente é a mais pura verdade...

    ResponderExcluir